PORTES GRÁTIS A PARTIR DE 29€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL E 60€ PARA AÇORES E MADEIRA

11 Dicas para seres mais sustentável no local de trabalho

Escrito em 05 de abril de 2022

11 Dicas para seres mais sustentável no local de trabalho

Já repararam que grande parte do nosso dia é passado no local de trabalho? Então, se nos preocupamos cada vez mais em termos hábitos mais ecológicos em casa, porque não fazê-lo também no nosso local de trabalho?

Deixamos-te dicas que te vão ajudar neste aspeto:

1. Opta por te deslocares de forma eco-friendly:

A começar pela forma como nos deslocamos até ao trabalho, o facto de usarmos um carro, às vezes só com uma pessoa, aumenta a quantidade de carros especialmente nas cidades e a poluição associada ao transporte. Por isso, se puderes, vai a pé, de bicicleta ou utiliza os transportes públicos. Em alternativa, também podes partilhar viagens com amigos ou colegas.

2. Leva a tua garrafa de água reutilizável

Em muitas empresas existem máquinas de água com garrafão ou ligadas à rede pública, sendo a última opção a preferivel. Para evitar o desperdício dos copos de plástico, podes encher a tua garrafa de água!

3. Prepara as tuas refeições em casa e utiliza os teus talheres e marmitas

Preparar as refeições em casa permite utilizar restos de refeições do dia anterior e impedir que se estraguem, e também poupar dinheiro. O ideal será sempre utilizar o que já tens em casa, como as marmitas e os talheres, para poderes levar para o trabalho e fazeres as tuas refeições. Para os lanches e snacks, os porta-lanches são opções práticas, leves e que não ocupam muito espaço.

4. Leva o teu copo ou caneca

Se no teu local de trabalho tens o hábito de beber café ou chá durante o dia, leva um copo ou caneca de vidro ou cerâmica para que o possas fazer sem recorrer novamente aos copos descartáveis.

5. Evita as impressões desnecessárias

Na era do digital, temos a certeza de que muitas impressões podem ser evitadas e até substituidas por, por exemplo, um email. No entanto, se for exigida a impressão, utiliza os dois lados da folha para existir um maior aproveitamento dos recursos.

6. Utiliza papeis impressos para rascunhos

Existem sempre algures papeis que já foram impressos mas que já não são necessários. Estes podem ser utilizados como rascunhos, evitanto a utilização dos blocos de notas, por exemplo.

7. Propõe ou implementa a reciclagem

Propõe ao teu chefe ou implementa que se faça reciclagem no teu local de trabalho. Seria útil um balde para papeis perto da fotocopiadora e em cada secretária, por exemplo.

8. Deixa a luz natural entrar

Trabalhar com a luz natural a entrar pelas janelas vai permitir que desligues as luzes artificiais e o ar condicionado. Ainda existem estudos que comprovam que a luz natural influencia positivamente a produtividade do trabalhador.

9. Desliga os equipamentos das tomadas

Quando não estiverem a ser utilizados, desliga-os. Mesmo em stand-by continuam a consumir energia.

10. Opta por material reciclado e reciclável

Opta por materiais reciclados, assim estás a utilizar materiais que já existiam e não a utilizar matéria prima. Também é importante que sejam recicláveis, para que possam ser novamente utilizados. No caso das canetas e tinteiros, podes optar pelos recarregáveis.

11. Trabalha a partir de casa

Se o tipo de trabalho permitir, podes optar por trabalhar a partir de casa, nem que seja só alguns dias por semana. Evitas as deslocações e a poluição associada ao transporte.

Espero que estas dicas vos sejam úteis! E, muito importante, sejam o exemplo da mudança de hábitos para os vossos colegas.


×