PORTES GRÁTIS A PARTIR DE 29€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL E 50€ PARA AÇORES E MADEIRA

Cria a tua horta - Vantagens e como podes fazer!

Escrito em 20 de outubro de 2021

Cria a tua horta - Vantagens e como podes fazer!

Nos últimos anos é notável o cuidado que temos com a nossa alimentação. Tentamos ter uma alimentação saudável, que resulta numa maior qualidade de vida, mas a verdade é que o que realmente levamos para o nosso prato, passa-nos ao lado. Ignoramos de onde vêm o alimentos, a forma como são produzidos, enfim, ignoramos todo o processo até chegarem até nós.

Por acharmos importante conhecer todo o processo, trazemos-te um artigo sobre como podes criar a tua horta em casa, mesmo se vives num apartamento com pouco espaço, e as vantagens de poderes cultivar aquilo que comes.

 

Vantagens de teres uma horta em casa:

Alimentos mais frescos e biológicos:

Com a nossa horta em casa, conseguimos saber exatamente o que estamos a comer.

Ao contrário dos alimentos que compramos nos supermercados, que não sabemos que substâncias químicas lhes foram adicionadas, nos alimentos que cultivamos sabemos que não têm pesticidas, herbicidas e fertilizantes. Outro aspeto importante é que há realmente diferença no sabor, é mais natural!

Sem embalagem e sem pegada carbónica associada ao transporte:

Todos os alimentos que temos na nossa horta não exigem embalagem e não tem pegada carbónica associada ao transporte desde o produtor ao consumidor.

Partilha!:

O teu tomateiro deu mais tomates do que aqueles que consegues consumir? Vão se estragar? Partilha com a família, amigos e até com os vizinhos! Assim, os alimentos não se estragam e estas a dar comida saudável e saborosa.

Ligação à Natureza e conhecimento de todo o processo:

Plantar ou semear, ver crescer e colher os nossos alimentos faz com que tenhamos maior conhecimento sobre todo o processo. Desde a melhor altura para semear/plantar, quanto tempo demora a crescer, a dar frutos (se for o caso), como combater pragas... Para além disso, temos o contacto com a Natureza que, ao longo das gerações, se tem perdido.

 

Dicas para criar uma horta em casa se tens pouco espaço:

Localização:

Se vives numa apartamento, coloca a tua horta perto de uma janela ou numa maquise virada para Sul. A quantidade de luz é importante para o sucesso da tua horta.

Recipientes:

Reutiliza vasos que tenhas em casa, embalagens de iogurte, garrafas/garrafões ou latas. O importante é teres noção da profundidade das raízes que as plantas vão criar. Também deves fazer furos na base para possibilitar o escoamento do excesso de água.

Horta Vertical: 

Ter uma varanda pequena não te impossibilita de teres uma horta. Será pequena para uma horizontal, mas terás espaço suficiente com uma horta vertical.

O que cultivar?:

Primeiro, deves optar por plantar os alimentos que gostas e que mais consomes.

No entanto, é importante que as plantas não sejam colocadas aleatoriamente perto umas das outras. Certas culturas são antagónicas quando partilham o mesmo espaço, por exemplo, os espinafres e o tomate. Dá, assim, preferência às plantas companheiras, ou seja aquelas que contribuem para um desenvolvimento mutuo com as vizinhas, como é o caso, por exemplo, da alface e da cenoura.

Opta por plantas de crescimento rápido:

Se o espaço já é pouco, não empates a tua horta com as plantas que necessitam de algum tempo para se desenvolverem, como é o caso da batata. Por outro lado, as ervas aromáticas e os espinafres são bastante mais rápidos.

Quando cultivar?:

O sucesso de uma boa horta passa por semear/plantar nos momentos certos, por isso, é importante pesquisar e perceber qual a melhor altura para o fazerem.

Em Outubro, podes plantar:

  • Salsa, coentros, tomilho, manjericão, hortelã, cebolinho
  • Couves
  • Alho
  • Alface de Inverno
  • Nabo
  • Brócolos
  • Espinafres

 

Contas que podes seguir e que te vão ajudar:

@acientistaagricola

@hortas_lx

@blog.cultivosdacaseiro


×