PORTES GRÁTIS A PARTIR DE 29€ PARA PORTUGAL CONTINENTAL E 60€ PARA AÇORES E MADEIRA

Dicas para um regresso às aulas mais sustentável

Escrito em 01 de setembro de 2022

Dicas para um regresso às aulas mais sustentável

Setembro significa, para muitos, o regresso às aulas e, para os pais, a corrida às prateleiras para comprar o material escolar para o novo ano letivo. A pensar nisto, trouxemos várias dicas para que o regresso à escola não seja um pesadelo para o ambiente, nem para a carteira.

1. Analisa o material escolar que já tens em casa

Certamente que existe em casa material de anos anteriores que ainda podes utilizar: cadernos com poucas folhas utilizadas; canetas ainda com tinta ou novas; mochila, estojo e dossiers em bom estado...

Se, depois de verificares todo o material que tens, for necessário comprar alguma coisa, compra apenas o essencial e dá preferência ao comércio local e aos materiais que são vendidos a granel.

Para os primeiros anos de escola ou para as diciplinas mais manuais, espera que o professor te forneça a lista de material que será necessário.

2. Reutiliza e sê criativo

Se há material que ainda podes utilizar mas já estás farto dele, podes recorrer a outros materiais que tens em casa e decorá-los. Por exemplo, podes utilizar recortes de revista, mapas velhos ou até tecidos para decorar cadernos e dossiers.

3. Se é para comprar, que seja para durar

Para comprar novo, opta por materiais duráveis e feitos com matéria que respeite o ambiente. Podem até ser mais caros mas, se durarem muitos anos, compensa.

Outra dica é não comprar material temático, porque depressa fica "fora de moda" e é meio caminho andado para ficar em casa sem utilização. Opta sim por materiais intemporais que podes ir personalizando.

4. Compra em 2ª mão

Ou pede a familiares e amigos. Esta deve ser a preferância antes de comprar novo.

Para além de se utilizar o que já existe e não tem utilidade para outros, poupando matérias-primas, poupa-se também dinheiro.

O mesmo se pode aplicar à roupa que todos os anos se compra. Existem várias plataformas, lojas e sites onde se pode comprar roupa em segunda mão e vender também a que está em bom estado mas já não serve.

5. Utiliza a biblioteca

Muitas vezes é necessário recorrer a livros e materiais de consulta que só irão ser úteis para aquele trabalho/projeto, por isso, será melhor não comprares novo. Normalmente, as bibliotecas escolares ou municipais têm disponível o que precisas. É só requisitar.

6. Na lancheira

Já pensaste no desperdício que se gera na lancheira? São guardanapos de papel, papel de alumínio, garrafas de água descartáveis... Para evitar todo este desperdício, opta por transportar os lanches em marmitas ou bolsas de transporte de alimentos, usa guardanapos de pano, talhetes de casa e garrafas reutilizáveis.

Uma alimentação mais saudável, com base de frutas e vegetais também contribuirá para uma lancheira mais sustentável.

No final de contas, poupas o ambiente e, novamente, a carteira.

7. Transporte

Se a escola fica longe de casa e não podes ir a pé, dá preferência à bicicleta ou aos transportes públicos.

Bom ano letivo!


×