
Com a chegada dos bons dias de praia, o protetor solar é uma das coisas que não pode faltar. E na hora de escolher qual usar, um dos fatores que devemos ter em conta é o SPF: Sun Protection Factor, que foi estabelecido pela FDA para medir a proteção que o produto confere à pele contra as queimaduras provocadas pelos raios UVB.
Diferenças entre UVA e UVB:
Os raios UVB penetram pouco na pele mas causam queimaduras, eritema (manchas vermelhas) e aumentam o risco de cancro, sendo por isso os mais perigosos. Atuam nas células que produzem a melanina, promovem a sua produção e são responsáveis por manter a cor bronzeada.
Por outro lado, os raios UVA, penetram na pele, danificam a elastina e o colagénio. São responsáveis pelo fotoenvelhecimento da pele, têm capacidade de oxidar a melanina e levam a um bronzeado mais rápido mas que desaparece com maior facilidade.
O Fator de Proteção Solar (SPF) é indicado para a proteção contra a radiação UVB, a principal responsável pelas queimaduras solares. No entanto, deve-se optar por um protetor solar também com proteção UVA, uma vez que esta induz danos que não são imediatos nem notórios a curto prazo.
Como é obtido o SPF?
O SPF é obtido pelo tempo necessário para a pele com proteção não ficar com eritema, dividido pelo tempo que demoraria mas sem proteção. Ou seja, o SPF indica em quanto tempo é que um protetor aumenta a capacidade de proteção da pele.
Percentagem de proteção solar de cada SPF:
Poderiamos deduzir que um protetor com SPF mais baixo protegeria a pele de igual forma quando comparado com um SPF superior se fosse aplicado mais frequentemente... mas estaria errado!
Um SPF superior permite que uma percentagem menor de raios UVB atinjam a pele. Como por exemplo, um SPF15 permite que 7% dos raios atinjam a pele, enquanto um SPF50 permite apenas 2%.
Cuidados a ter:
Como o uso de protetor solar por si só não é suficiente para prevenir queimaduras e outros problemas a longo prazo, deixamos-te alguns cuidados que deves ter:
- Optar por protetores com SPF 30 ou superior;
- Aplicar protetor cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar;
- Reaplicar a cada 2 horas e após ir à água ou transpirar (a água e a transpiração diminuem a eficácia dos filtros);
- Evitar a exposição entre as 12h e as 16h;
- Utilizar chapéus e óculos de sol para proteger o rosto, e vestuário adequado para o corpo;
- Utilizar protetor solar também nos dias nublados, uma vez que parte da radiaçãoatravessa as nuvens.
Fontes:
ordemdosmedicos.pt/sol-saudavel-todo-o-ano/
escf-network.eu/en/patients/prevention/aftersun-care.html